sábado, 14 de junho de 2014

Ansiedade de alunos do Ensino Médio

Tocar para o sucesso: Um estudo piloto para explorar se a Técnica de Libertação Emocional (EFT) pode reduzir a ansiedade e melhorar o desempenho acadêmico em estudantes universitários

Resumo
Técnica de Libertação Emocional (EFT), também conhecido como tapping, é uma intervenção psicológica emergente, que tem sido usada para tratar uma variedade de condições, incluindo estresse em exames e ansiedade de falar em público.
Os participantes formaram uma amostra de conveniência de 52 estudantes do 3º ano do ensino médio que realizavam um Módulo de Métodos de Pesquisa. O módulo inclui uma apresentação avaliada, muito conhecida por gerar ansiedade entre os estudantes. Os alunos tiveram uma oficina de atribuição de 15 minutos, uma palestra de 15 minutos de introdução à EFT e fizeram uma rodada de EFT privilegiando a ansiedade de falar em público. Os alunos foram avaliados através da Subjective Units of Distress (SUDs) e do Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), tanto pré como pós EFT. Além disso, os alunos foram instruídos a continuar usando a EFT, a qualquer momento, para reduzir a ansiedade em relação à apresentação avaliada.
Imediatamente após a apresentação, os alunos foram convidados a participar de uma breve entrevista para identificar aqueles que usaram a EFT, para explorar os sentimentos sobre o uso da técnica e identificar aqueles que tinham optado por não fazer uso do método, explorando as razões que os estudantes tiveram para não usá-lo.
Dos 52 alunos, 46 participaram da pesquisa (88%). Houve uma redução significativa no SUDS (p = p <0,001), (p = 0,003) e da subescala ansiedade (p <0,001). Não houve diferença na subescala depressão (p = 0,67). Os dados qualitativos foram analisados ​​por meio de um ‘framework approach’ que revelou os três temas seguintes: utilidade da EFT na redução da ansiedade e ficar calmo e focado; Usando outras habilidades terapia complementar; e as razões para não usar a EFT.
Apesar das limitações do estudo, os resultados sugerem que a EFT pode ser uma adição útil para os currículos de cursos que incluem apresentações orais e que o uso da EFT para reduzir a ansiedade em apresentações, pode melhorar o desempenho acadêmico.


Boath, E. ; Stewart A. ; Carryer, A. Tapping for success: A pilot study to explore if Emotional Freedom Techniques (EFT) can reduce anxiety and enhance academic performance in University students. Innovative Practice in Higher Education. v.1, n.3, Abril, 2013. Disponível em: http://journals.staffs.ac.uk/index.php/ipihe/article/view/33/66. Acesso em 13 de junho de 2014

Nenhum comentário :

Postar um comentário