sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ansiedade em Provas

O efeito de relaxamento muscular progressivo e EFT sobre a ansiedade de provas em estudantes do ensino médio: um estudo randomizado controlado

Resumo
Este estudo investigou o efeito da Técnica de Libertação Emocional (EFT) e Relaxamento Muscular Progressivo (PMR) sobre a ansiedade de provas. Um grupo de 312 estudantes do ensino médio, matriculados em uma escola privada, foram avaliados utilizando o Teste de Inventário de Ansiedade (TAI), que contém preocupação e Emotividade em subescalas. Os escores para 70 alunos demonstraram altos níveis de ansiedade em provas; estes alunos foram divididos aleatoriamente em grupos, controle e experimentais.
Durante uma única sessão de tratamento, o grupo controle recebeu instrução em PMR e o grupo experimental em EFT, que foi seguido por autotratamento em casa. Depois de dois meses, as participantes foram novamente testados usando o TAI. Análise de covariância repetida foi realizada para determinar os efeitos da EFT e PMR na pontuação TAI média, bem como as duas subescalas. Cada grupo completou o exame da amostra no início e no fim do estudo, e os valores médios foram calculados.
Trinta e dois dos 70 indivíduos iniciais completaram todos os requisitos do estudo, e todas as análises estatísticas foram realizadas neste grupo. A diminuição estatisticamente significativa ocorreu nos escores de ansiedade de provas em ambos os grupos, experimental e controle. O grupo EFT teve uma redução significativamente maior do que o grupo de PMR (p <0,05). As pontuações do grupo EFT foram menores na Emotividade e Preocupação (p <0,05). Ambos os grupos tiveram notas mais elevadas nos exames de teste após o tratamento. Embora a melhora tenha sido maior para o grupo de EFT, a diferença não foi estatisticamente significativa.
Palavras-chave: Ansiedade de prova, Desempenho Acadêmico, Alunos do ensino médio, Preocupação, Emotividade, EFT, PMR.

Sezgin, N. ; Özcan, B. The Effect of Progressive Muscular Relaxation and Emotional Freedom Techniques on Test Anxiety in High School Students: A Randomized Controlled TrialEnergy Psychology Journal, v. 1, n.1, 2009. p.23-30. Disponível em: http://energypsychologyjournal.org/69/the-effect-of-progressive-muscular-relaxation-and-emotional-freedom-techniques-on-test-anxiety-in-high-school-students-a-randomized-controlled-trial/. Acesso em: 12 de junho de 2014.

2 comentários :

  1. Mas pelo menos já serviu de experiencia mesmo não obtendo muito resultado vc mesmo cita no artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo é válido. De todas as experiências, temos que tirar o melhor.
      Fique em paz!
      Um abraço,
      Janaina

      Excluir