sábado, 14 de junho de 2014

EFT em Fibromiálgicos

EFT autoadministrado em indivíduos com Fibromialgia

Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar se a EFT (Técnica de Libertação Emocional) autoadministrada leva à redução da percepção da dor, o aumento da aceitação, capacidade de enfrentamento e qualidade de saúde de vida em indivíduos com Fibromialgia. 86 mulheres, com diagnóstico de Fibromialgia e em licença médica, por pelo menos três meses, foram aleatoriamente designadas ou para um grupo de tratamento ou para um grupo de lista de espera. Um período de oito semanas de tratamento com EFT foi administrado através da Internet.
Após a conclusão do programa a melhoria, estatisticamente significativa, foi observada no grupo de intervenção (n = 26) em comparação com o grupo de lista de espera (n = 36) para as variáveis tais como dor, ansiedade, depressão, vitalidade, função social, saúde mental, problemas de desempenho no trabalho ou em outras atividades, devido tanto a questões físicas como razões emocionais e sintomas de estresse. Medidas Catastróficas à dor, como ruminação, ampliação e desamparo, foram significativamente reduzidas, e o nível de atividade foi significativamente crescente. O número necessário para tratar (NNT) em relação a recuperação da ansiedade era 3 e o NNT para depressão foi de 4.
A EFT autoadministrada parece ser um bom complemento a outros tratamentos e programas de reabilitação. O tamanho da amostra foi pequeno e a taxa de abandono foi elevada. Portanto, os resultados surpreendentemente bons têm de ser interpretados com cautela. No entanto, seria interessante estudar mais este método simples, autoadministrado e facilmente acessível que pode até mesmo ser ensinado pela Internet.

Brattberg, G. Self-Administered EFT (Emotional Freedom Techniques) in Individuals With Fibromyalgia: A Randomized Trial.  Integrative Medicine: A Clinician’s Journal. v.7, n. 4 ago 2008. pp. 30-35. Disponível em: http://www.imjournal.com/index.cfm/fuseaction/archives.main. Acesso em 13 de junho de 2014.


Nenhum comentário :

Postar um comentário