sexta-feira, 13 de junho de 2014

Redução da Ansiedade

Eficácia da Técnica de Libertação Emocional (EFT) na redução da ansiedade de falar em público: Um estudo controlado randomizado

Resumo
Trinta e seis voluntários com ansiedade de falar em público (PSA) foram distribuídos aleatoriamente em um grupo de tratamento e em uma lista de espera do grupo de controle. Medidas de auto-relato subjetivo foram tomadas antes, durante e depois de uma sessão de tratamento 45 minutos com a Técnica de Libertação Emocional (EFT). Observações comportamentais foram registradas durante um discurso de 4 minutos, imediatamente após o tratamento. A comparação entre os grupos revelou reduções significativas no PSA em todas as medidas de auto-relato, mas não nas observações comportamentais. Alterações nos escores, tiradas antes e depois do tratamento, para cada participante, revelaram redução significativa no PSA em todas as medidas subjetivas e comportamentais. Uma redução significativa na PSA foi demonstrada nos primeiros 15 minutos de tratamento com EFT, com novas reduções significativas aos 30 e 45 minutos. EFT surgiu para ser um tratamento rápido e eficaz para a PSA.
Palavras-chave: Ansiedade de falar em público (PSA), EFT.


Jones, SJ. ; Thornton, JA. ; Andrews, HB. Efficacy of Emotional Freedom Techniques (EFT) in Reducing Public Speaking Anxiety: A Randomized Controlled Trial. Energy Psychology Journal, v.3, n.1, 2011. pp 33-42. Disponível em:  http://energypsychologyjournal.org/sharon-j-jones-jennifer-a-thornton-and-henry-b-andrews/. Acesso em: 13 de junho de 2014.

Nenhum comentário :

Postar um comentário