terça-feira, 17 de junho de 2014

Redução de Memórias Traumáticas

Sessão única para redução da intensidade das memórias traumáticas em adolescentes vítimas de abuso: Um estudo controlado randomizado

Resumo
A população deste estudo foi elaborada a partir de uma instituição para a qual, por ordem judicial, jovens são enviados por terem sido abusados, física ou psicologicamente, em suas casas. Dezesseis garotos, com idades entre 12 e 17 anos, foram randomizados em dois grupos, e avaliados através do sofrimento subjetivo (SUD) e do Impacto da escala de eventos (IES), que medem dois componentes do TEPT (transtorno de estresse pós-traumático): memórias intrusivas e sintomas de evitação. O grupo experimental foi tratado com uma única sessão de EFT (Técnica de Libertação Emocional), um breve relato do histórico do paciente e terapia de exposição que foi considerado eficaz na redução de TEPT, com coocorrência de sintomas psicológicos em adultos, mas não tem sido objeto de avaliação empírica em jovens. O grupo de controle, lista de espera, não recebeu nenhum tratamento. Trinta dias depois, os indivíduos foram reavaliados. Nenhuma melhoria ocorreu na lista de espera (IES média total pré = 32 SD ± 4,82, pós = 31 SD ± 3,84). Já as pontuações pós-teste de todos os sujeitos do grupo experimental, melhoraram exponencialmente (IES média total pré = 36 SD ± 4,74, pós = 3 DP ± 2,60, p <0,001). Estes resultados são semelhantes aos encontrados em adultos, e indicam a utilidade da sessão única de EFT como uma intervenção rápida e eficaz para redução do trauma psicológico em jovens.
Palavras-chave: Adolescentes, TEPT, Memórias, Afeto, Trauma, EFT.


CHURCH, D. ; PIÑA, O. ; REATEGUI, C.; BROOKS, AJ. Single-Session Reduction of the Intensity of Traumatic Memories in Abused Adolescents After EFT: A Randomized Controlled Pilot Study. Sage Journals. v. 18, n. 3, 2012. pp. 73-79. Disponível em: http://tmt.sagepub.com/content/early/2011/11/12/1534765611426788.abstract. Acesso em: 13 de junho de 2014.

Nenhum comentário :

Postar um comentário