segunda-feira, 14 de julho de 2014

5 Dicas para controlar emoções e sentimentos com sucesso

1 - Não tenha medo de suas emoções e sentimentos
O primeiro passo para controlar algo é não ter medo dele. Isso vale para você, sua esposa, seu cão, e, claro, para suas emoções e sentimentos. 
Devemos entender que as emoções e os sentimentos são simplesmente dispositivos de feedback, que nos permitem saber como o nosso sistema energético está agindo.
Sim, os sentimentos podem machucar. Principalmente se você os define como aleatório, inexplicável e assustador. Mas, uma vez que você sabe que emoções e sentimentos são dispositivos de feedback simples, então, você pode parar de ter medo e tomar um rumo totalmente diferente para tentar controlá-los.


2 - Use suas emoções e sentimentos
Este é superimportante. A maioria das pessoas que têm medo de suas emoções tenta desligar as sensações corporais de ansiedade crescente no estômago, no peito ou na garganta; tensão na parte de trás do pescoço; tremedeira nas mãos, e todas as sensações do corpo que chamamos de emoções. 

Em vez de ignorar esses sentimentos corporais, aprenda quando e como isso acontece.  Preste atenção aos sinais do seu corpo, eles são suas emoções absolutas. Descubra em que lugar você sente mais as suas emoções. Para algumas pessoas é na cabeça, outros sentem maior parte de suas emoções em sua garganta, no seu coração, no peito ou no estômago.
Descubra exatamente o que desencadeia tais sensações. Pode ser olhares, cartas, certas palavras, pessoas falando de uma determinada maneira, mas também podem ser pensamentos que você tem de si mesmo ou de determinada situação.

3 - Construa o seu sistema imunológico emocional
Quanto mais forte o corpo energético, mais ele pode se defender de gatilhos que provocam emoções dolorosas e sentimentos negativos.
Certifique-se de comer bem, dormir bem e de fazer exercícios físicos. No entanto, o corpo também precisa de outras formas de energia para manter-se saudável. 
Atenção é a mais poderosa. Levar as pessoas a prestar atenção em você, e você doar sua atenção incondicional, principalmente a animais e crianças pequenas podem estabilizar o seu sistema imunológico emocional. 
Absorver energias da natureza também é um impulso muito forte para o seu sistema energético. Você conseguirá controlar suas emoções e sentimentos muito mais facilmente. 
Além dessas possibilidades, atividades que são ricas em energia como música, obras de arte, filmes e objetos bonitos também podem nutrir nossa energia.

4 - Pratique o controle de suas emoções e sentimentos
A próxima vez que você tiver uma emoção ou um sentimento que você deseja controlar, sente, respire fundo e se pergunte: "Onde é que eu sinto esta emoção no meu corpo?" Preste atenção e não desista facilmente. Mesmo que a resposta seja "qualquer lugar", não tem problema, você pode se perguntar: "Ok, então é em qualquer lugar.  Mas onde está pior? Onde está o centro?" 
Quando souber a localização em seu corpo, coloque as mãos nesse lugar onde você sente mais as emoções. Respire profundamente e massageie esse ponto. E então diga a si mesmo: "É apenas fluxo suave de energia". Mantenha a respiração e logo você vai notar que o sentimento começa a "levantar", que ele muda. Nesse momento, o fluxo adequado de energia é restaurado. 
Pratique diversas vezes, sinta a energia se dissipar, e com ela, as suas emoções ruins e sentimentos negativos.


5 - Aprenda a ser mais emocional
Estamos de volta ao número 1, não ter medo de suas emoções.

Por que as pessoas têm tanto medo de perder o controle de suas emoções e sentimentos? Simples, porque eles não sabem o que é.
Pessoas reprimem emoções e tentam não senti-las. 
Mas para ficar realmente bom em lidar com emoções, você tem que ter várias emoções diferentes, compreendê-las, aprende com elas, estar totalmente confortável com seus sentimentos. 
Por exemplo, você nunca poderia se tornar um grande domador se você nunca viu um leão. Com as emoções é a mesma coisa, é preciso praticar!
Aprenda a relaxar, não reprima suas emoções, ria em voz alta, permita-se ficar com raiva, triste, feliz como uma criança, batendo palmas e pulando.
Se você está com medo de que outras pessoas podem pensar, busque locais onde tais comportamentos são permitidos e incentivados. Na felicidade vá a um bar, um show, um jogo de futebol e na tristeza, procure um funeral, um filme triste. O importante são as emoções fluírem.

Mas isso requer prática, portanto aqui estão as principais dicas para controlar suas emoções e sentimentos de forma resumida.

 



E em momentos de crise emocional, lembre-se: não importa como você se sente, as emoções e os sentimentos são somente energia, e isso significa que você pode aprender a controlar conscientemente o fluxo dessa energia e, consequentemente, aprender a controlar suas emoções e sentimentos. 



Baseado no texto de Silvia Hartmann




2 comentários :

  1. Gosto muito dos seus textos!

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    1. Muito obrigada Marta. Continue nos acompanhando que sempre teremos novidades.

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