quinta-feira, 3 de julho de 2014

A EFT reduz os hormônios do estresse

O Efeito da EFT sobre Estresse Bioquímico: um ensaio randomizado controlado

Resumo
O presente estudo analisou as alterações nos níveis de cortisol e sintomas de sofrimento psíquico de 83 indivíduos não clínicos que receberam uma intervenção de uma hora única. Os participantes foram aleatoriamente designados para uma Técnica de Libertação Emocional em grupo (EFT). Ensaios de cortisol na saliva foram realizados imediatamente antes e 30 minutos após a intervenção. Sintomas de sofrimento psíquico foram avaliados utilizando o sintoma avaliação-45. O grupo de EFT apresentou melhorias, estatisticamente significativas, na ansiedade (-58,34%, p <0,05), depressão (-49,33%, p <0,002), na gravidade geral de sintomas (-50,5%, p <0,001), e na amplitude dos sintomas (- 41,93%, p <0,001). Experimentou uma diminuição significativa no nível de cortisol (-24,39%; SE, 2,62). A diminuição nos níveis de cortisol no grupo EFT espelhou a melhora observada no sofrimento psíquico.

Palavras-chave: Cortisol, Estresse, Depressão, Ansiedade, Fisiologia, EFT.

CHURCH, Dawson; YOUNT, Garret; BROOKS, Audrey J. The Effect of Emotional Freedom Techniques on Stress Biochemistry: A Randomized Controlled Trial. Journal of Nervous & Mental Disease. v. 200, ed. 10, Out.2012. Pp.891-896. Disponível em: http://journals.lww.com Acesso em: 03 de julho de 2014.


O cortisol é o hormônio que regula os mecanismos de resposta do corpo ao estresse. 
O corpo humano é projetado para liberar cortisol apenas nos momentos de perigo físico, para ajudar o corpo a se mobilizar para lutar ou fugir de tal ameaça. O nível de cortisol e outros hormônios suprarrenais, como a adrenalina, devem diminuir quando o perigo passa. 
Não devemos viver constantemente com Cortisol e Adrenalina. Mas, infelizmente, é exatamente o que está acontecendo nos dias de hoje. Não respondemos ao perigo físico, mas à agitação, às preocupações, aos problemas financeiros, e a outros estresses da vida moderna. 
Assim, os níveis de cortisol, continuamente elevados, contribuem para uma variedade de problemas físicos e psicológicos, como ganho de peso e obesidade, problemas digestivos e metabólicos, fadiga, imunidade baixa, ansiedade, depressão, e outras doenças.

A redução do estresse tem sido citado como vital para a saúde e este estudo fornece evidência específica de como EFT reduz o estresse. A EFT é uma técnica não invasiva, com a estimulação física de pontos específicos do corpo para descarregar o estresse. 

2 comentários :

  1. pesquisas ajudam a gente a acreditar, porque a EFT é tão fácil que fica difícil de acreditar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Manuela, existe esse problema! Mas é só começar a praticar para perceber que a técnica, mesmo sendo simples, funciona!
      Fique em paz!
      Um abraço

      Excluir