sexta-feira, 5 de setembro de 2014

EFT: Terapia focada na emoção

Uma das premissas da EFT é que a emoção é fundamental para a construção do eu e fator determinante da auto-organização. 
No nível mais básico de funcionamento, as emoções são uma forma adaptativa de processamento de informação e ação, que orienta as pessoas no meio ambiente em que vivem e promove o bem-estar do individuo.
A emoção é um fenômeno muito diferente do pensamento. Tem a sua própria base fisiológica, neurológica e química. O sistema límbico, por exemplo, é fundamentalmente envolvido em respostas emocionais básicas. Ele regula muitos processos fisiológicos do organismo e, assim, influencia a saúde física, o sistema imune e a maioria dos principais órgãos do corpo. 
A EFT sugere que na formação de organizações internas (redes neurais), produzimos respostas emocionais aos sinais que provocaram tais emoções. As Memórias emocionais da experiência emocional vivida pela pessoa são vistas, portanto, como sendo esquemas de emoção, ou seja, produtoras de experiência armazenadas em rede de memória. 
Por meio dessas organizações internas ou programas neurais, as pessoas passam a reagir automaticamente a partir de seus sistemas emocionais e tal esquema passa a ser alvo de intervenção e mudança terapêutica nas terapias focadas na emoção.
Esquemas de emoção são formados a partir de eventos que resultam em reações emocionais e estão ligados às memórias do eu na situação. Como resultado, a resposta emocional pode ser recriada novamente após o evento, pois uma memória do acontecimento doloroso ou um lembrete de tal situação pode estimular tal resposta.
Sendo assim, alterar as estruturas do esquema emocional significa mudar de perspectiva, ajudar as pessoas a darem sentido às suas emoções, através da consciência, expressão, regulação, reflexão, transformação e experiência corretiva de emoção no contexto de uma relação empática que facilita estes processos. 

Consciência: nomear o que se sente é o objetivo geral mais fundamental do tratamento. A pessoa sabendo o que sente pode, com a ajuda da EFT, simbolizar experiências emocionais em palavras, dar sentido a elas e aceitar tais experiências.

Expressão Emocional: forma de superar a fuga de experiências e expressar emoções primárias anteriormente negadas. A EFT possibilita atender e esclarecer as preocupações centrais que temos e promove a busca de objetivos, pois há uma forte tendência humana de evitar emoções dolorosas.  Isso pode envolver a mudança de crenças como "a raiva é perigosa" ou "os homens não choram". 

Regulação da emoção: Ser capaz de se autoacalmar e estabelecer segurança interna, identificar os gatilhos, evitar disparadores, identificar e rotular emoções, permitir e tolerar essas emoções, estabelecer distância de trabalho, aumentar as emoções positivas, reduzir a vulnerabilidade às emoções negativas são ações possíveis de se conquistar com a EFT e que possibilitam a regulação da emoção.

Reflexão: O que fazemos da nossa experiência emocional nos faz quem somos. A reflexão sobre a experiência emocional ajuda as pessoas a dar sentido narrativo às experiências. As situações são entendidas em novas formas, as experiências são reformuladas e isso leva a novas visões de si mesmo, do outro e do mundo.

Transformação: Provavelmente, a mais importante forma de lidar com a emoção na terapia envolve a transformação da emoção pela emoção. Isto se aplica, mais especificamente, em modificar emoções primárias mal adaptativas, tais como o medo, a vergonha e a tristeza de ser abandonado ou ficar sozinho com outras emoções adaptativas. Darwin foi o primeiro a notar que "uma emoção não pode ser restringida nem removida a não ser por uma emoção oposta e mais forte".  É importante notar que o processo de mudança de emoção por outra emoção vai além de ideias de catarse, de deixar ir, de exposição, extinção ou habituação; em vez disso, outro sentimento é utilizado para transformar ou desfazer o que está incomodando.  Assim, sentimentos ruins podem ser transformados em sentimentos felizes, não deliberadamente tentando olhar para o lado positivo, mas pela evocação da experiência significativa incorporada, que desfaz a neuroquímica, fisiologia e experiência do sentimento negativo. A EFT agiliza esse processo e possibilita a transformação e a incorporação de novos elementos.

Experiência emocional corretiva: Uma forma essencial de mudar uma emoção é ter uma nova experiência de vida que muda um sentimento antigo. Nova experiência vivida fornece uma experiência emocional corretiva e tais experiências em EFT, ocorrem predominantemente na relação terapêutica, embora a experiência de sucesso no mundo também é incentivada pela técnica.


Baseado no texto de Leslie S Greenberg


Nenhum comentário :

Postar um comentário