quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aliviando o estresse com a respiração diafragmática

Tem esse nome, pois expande o diafragma, fazendo com que todo o corpo seja oxigenado, inclusive o cérebro.
Essa forma de respiração nos auxilia no equilíbrio energético, possibilitando relaxamento físico e mental.

Como respirar desta forma?
• Sente-se ou deite-se confortavelmente;
• Coloque sua mão no abdômen, próxima ao umbigo;
• Feche os olhos e concentre-se em sua respiração;
• Inspire e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ele se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga dentro de sua barriga. Ao inspirar conte até quatro (mentalmente) para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos;
• Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios;
• Expire lentamente, contando até cinco, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen;
• Reinicie os movimentos após reter os pulmões vazios por dois tempos.

Procure efetuar os movimentos respiratórios com pouco movimento do peito e mais movimentos abdominais.
Repita dez vezes a respiração ou pratique por aproximadamente três a cinco minutos. Caso sinta tontura ao abrir os olhos, não se preocupe! É normal e vai desaparecer rapidamente. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado.
É importante que você treine pelo menos uma vez ao dia para ir acostumando seu organismo e, com o tempo, ela se tornará mais automática. 
Ótimos resultados também são percebidos quando fazemos a respiração junto com as batidas da EFT.

Experimente!


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