domingo, 2 de novembro de 2014

Como fazer EFT quando nossos problemas são em locais públicos

Obviamente a maioria das pessoas se sente desconfortável batendo nos pontos do rosto e do corpo em público, pois realmente soa um pouco estranho. E isso pode ser uma dificuldade, pois grande parte dos nossos problemas emocionais ocorre quando estamos em lugares públicos.
O que pode ser feito então?

1. Antecipe-se
Faça rodadas de EFT antes de chegar ao local.
Lógico! Se você tem um problema, como a ansiedade, que é susceptível de ser provocada por estar em uma situação pública, a melhor coisa a se fazer é pensar em todas as situações em que a ansiedade pode ocorrer e tocar concentrando-se nessas possibilidades. No mínimo, irá reduzir a intensidade da emoção. 

2. Toque em "como você se sairá” 
Vamos supor que você tem medo de falar em público e você terá que dar um discurso no casamento de um amigo. Durante os dias que antecederem o evento, aproveite para imaginar-se na recepção do casamento, tente identificar todos os diferentes aspectos de ‘falar em público’ e faça rodadas para cada sentimento ou situação que surgir. No caminho do evento, faça rodadas também!

3. Desculpar-se
Se você já está no local, peça desculpa e se ausente por um tempo. Busque um local privado e faça EFT para o que está sentindo no momento. Normalmente, isso será suficiente para reduzir a ansiedade a um nível mais confortável.

4. Tocar ou esfregar os pontos
Se você tiver feito os passos 1, 2 e 3 e ainda estiver com muita ansiedade quando entrar na situação, ou se a sua ansiedade surgir ‘do nada’, enquanto estiver em público, você poderá tocar levemente ou esfregar alguns dos pontos. Muitas vezes isso pode ser feito discretamente e te trazer mais conforto emocional. 

5. O seu ponto favorito
Depois de fazer EFT por um tempo, é comum identificarmos um ponto favorito que lhe traga grandes mudanças. Para mim, é o ponto da sobrancelha. Muitas vezes, ao invés de fazer uma rodada completa, eu posso, apenas, tocar algumas vezes sobre este ponto e produzir uma grande mudança na intensidade do que estou sentindo. E quando estou em público, dou um jeito de tocar neste ponto de forma não muito óbvia.

6. Os pontos de dedo
O dedo pode ser aproveitado por debaixo da mesa ou atrás das costas. A melhor forma para fazer isso é usando o polegar da mesma mão para tocar as outras pontas dos dedos. Este processo, que foi introduzido pela primeira vez pelo Dr. David Lake pode ser feito facilmente em público e é muito discreto.  Uma vez vi no metrô uma moça tocando nos pontos dos dedos da mão e passou despercebida por muita gente!
Veja o vídeo do Fernando Alonso fazendo EFT desta forma, clicando aqui.

7. Imagine a batida
Também é possível obter uma redução significativa na intensidade do que está sentindo, apenas ‘imaginando’ que você está tocando nos pontos. Parece estranho para muitas pessoas que isso possa funcionar, mas experimente e veja você mesmo. Você pode se surpreender. É fácil acreditar que podemos apontar um controle remoto para uma televisão para ela ligar, por que deveria ser surpreendente usar nossa própria intenção de produzir um resultado em nossa própria mente-corpo?


Baseado em um texto de Steve Wells

2 comentários :

  1. Vai ver que você me viu, sempre faço EFT com os dedos da mão no metrô hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taciana. Grata por compartilhar sua experiência! Quem sabe foi você né! rs
      E que bom que, estar em público, não te atrapalha na prática da EFT.
      Fique em paz!
      Um abraço

      Excluir