sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Deletando o Cyberbullying


O tema ‘Bullying’ ganhou popularidade com a mídia e com a Internet, no entanto, o advento da tecnologia trouxe também uma nova categoria à agressão, o Cyberbullying.
Se a intenção era ferir a vítima, com apelidos pejorativos, perseguições gratuitas e brincadeiras ofensivas no ambiente que conviviam juntos (escola, por exemplo), o agressor ganhou mais público com os meios eletrônicos como celulares, emails e redes sociais.
A violência virtual se alastra rapidamente e a vítima se sente acuada mesmo fora do local de origem. O anonimato permite a crueldade e a falta de limites e a sensação de impunidade gera ainda mais medo à vítima.
No entanto, as diferenças entre Bullying e Cyberbullying não param por aí!
Se o agressor “da vida real” está associado à situação de poder frente à vítima, na Internet a premissa não é verdadeira. No mundo virtual, qualquer um pode ser agressor, pois a tela o protege.
A vítima virtual sofre tanto quanto a real, com o agravante da disseminação da violência... Fotos, vídeos, páginas falsas, notícias inverídicas são compartilhadas e a pessoa se vê exposta em situações, muitas vezes, constrangedoras.
As consequências são semelhantes. Sofrimento, depressão, isolamento, desespero, insegurança... A criança cresce, mas as marcas da humilhação permanecem!
Atualmente, no consultório, muitos adultos lamentam o que passaram na infância e lutam para apagar as sequelas. Não existia Internet, mas o prazer em rebaixar o colega considerado ‘diferente’ era o mesmo.
Deletar da rede é questão de tempo, mas a vítima precisa apagar o sofrimento e a humilhação que sofreram. Com a EFT, limpamos as lembranças negativas, os sentimentos relacionados ao trauma e resignificamos tais experiências.

Experimente!


4 comentários :

  1. Amigo Eft.
    O que vem a ser !
    Deletando o Cyberbullying".
    Essa palavra assusta devido os problemáticos da vida que adoram se envolver em confusão. Sou uma pessoa que odeio qualquer tipo de bullying.
    Sempre disse isso que este de agressão chamado de nominalmente bullying começou a criar força quando a mídia se meteu, ficava denunciando de uma forma errada e muitos achavam esses infratores engraçados.
    O que para mim é por demais lamentável e agora vem também o cyberbullying, que é mais destrutível, pois já vi casos de pessoa cometer suicídio. Agradeço por compartilhar sempre que enviar matéria igual a essa me avise.
    Abraços sempre...
    ClaraSol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara Sol, muito obrigada por compartilhar seu ponto de vista. Infelizmente, somente o termo 'bullying' é recente, pois as agressões, humilhações e brincadeiras vêm de longa data.
      O título é deletando o cyberbullying, pois com a EFT podemos apagar os sentimentos envolvidos nessas lembranças, limpando essas emoções podemos resignificar e viver mais tranquilamente.
      Fique em paz!
      Abraço

      Excluir
  2. Realmente algo a ser deletado são incontaveis os casos aonde o estrago chega a ser fatal e as vezes irreversivel...

    parabens pela matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela participação!
      Realmente o estrago é grande, mas há como evitar!
      Temos que divulgar o assunto.
      Um abraço

      Excluir