quinta-feira, 26 de março de 2015

A importância do terapeuta de EFT

Conta a lenda que, certa vez, um sábio caminhava em seu camelo pelo deserto, quando foi recebido em uma grande caravana. Lá, três filhos disputavam a herança de 17 camelos deixados pelo pai.
O sábio foi, então, chamado pelos filhos para ajudar na busca de uma solução e o filho mais velho lhe disse:
“Grande sábio, temos um problema que nos parece insolúvel! Meu pai nos deixou 17 camelos e disse que a metade deles deveria ser minha. Que um terço deveria ser do meu irmão do meio e que um nono deveria ser do meu irmão mais novo. Como todos os camelos são muito preciosos, não poderemos mata-los, pois não faz sentido ficarmos com animais mortos. Por outro lado, não queremos ceder qualquer camelo para um de nós. O que deveremos fazer?”
Vou lhes dar esse meu camelo, mas ao final precisarei de um camelo como pagamento. Somando a herança de vocês com o meu camelo, teremos 18 animais. Você, como filho mais velho terá a metade, isto é, 9 camelos. Seu irmão do meio terá a terça parte de 18, ou seja, 6 camelos. E seu irmão caçula, receberá a nona parte de 18, isto é, 2 camelos.”
Assim, os irmãos puderam comemorar a divisão justa da herança e o sábio pegou seu camelo de volta para continuar sua caminhada.
BELLET, P. L. Hypnose. Paris: Odile Jacob, 2002

Vamos às contas:

17 camelos
18 camelos
17/2 = 8,5
18/2 = 9
17/3 = 5,6
18/3 = 6
17/9 = 1,8
18/9 = 2
Total = 17
Sobra 01
  
O sábio, usando o repertório dos irmãos (divisão, camelos, herança), apresentou um novo elemento que constituiu uma ferramenta desencadeadora de mudança de perspectiva. O camelo, utilizado pelo sábio, era algo dele que não aumentou e nem diminuiu o problema, mas sua entrada foi tão importante, que fez o problema ganhar outra leitura.
O papel do terapeuta de EFT é justamente este, fornecer ferramentas que, quando retiradas, não farão diferença, mas sua utilização tende a aumentar as possibilidades de se ver o problema de formas diferentes. E ainda possui um benefício secundário, pois você terá aprendizado com a experiência.
Quando um terapeuta e uma pessoa com um problema se encontram, a ação que ocorre é determinada pelos dois, mas quem determina o contexto é quem está passando pela situação.
É você quem têm a resposta!
  




Nenhum comentário :

Postar um comentário