quarta-feira, 20 de maio de 2015

Você sabe o que são Haicas?

De acordo com o site Infoescola, o Haicai, “conhecido entre os japoneses e em quase todos os países como Haiku, é uma modalidade poética originária do Japão, que prima principalmente por sua brevidade, pela clareza e por ser estritamente objetivo”.
Quando se trata de psicologia, terapias e questões de saúde física e/ou emocional, geralmente pensamos que a brevidade é inimiga da profundidade. Embora se saiba que a longa duração de um tratamento nem sempre garante seu progresso, quase sempre consideramos que o tempo limitado não é suficiente para que sejam atingidas as condições necessárias para um bom atendimento.
Voltando à literatura, não podemos afirmar que um romance é mais intenso do que uma poesia ou um conto, somente em função de seu tamanho. Será que estes estilos são mais superficiais por serem curtos?
Acredito que não!
Mas então.... Por que pensar desta forma quando estamos lidando com a nossa história, nossos sentimentos e nossas emoções?
Li certa vez que profundas emoções podem ser reveladas em poucas e simples frases, e isso é uma arte.
Ora, muita arte se faz necessária ao se desprezar o secundário e se aprofundar no que realmente é importante para aquele determinado objetivo. Assim são os Haicas e assim é a EFT.
Permita-se!
Experimente!



Nenhum comentário :

Postar um comentário