terça-feira, 16 de junho de 2015

Você se acha superior?

Você pode ter características superiores, iguais ou inferiores se comparado com outras pessoas, mas a ideia de que você é inferior ou superior a alguma pessoa é uma supergeneralização. Ninguém é superior ou inferior a alguém de forma alguma. Todos temos forças e fraquezas diferentes.
Algumas pessoas só conseguem se sentir bem consigo mesmas quando estão convencidas de que são as “melhores”. Muitas pessoas com essa tendência tentam demonstrar sua superioridade ao demonstrar sua capacidade física ou psicológica. 
Por exemplo, você pode se sentir tentado a impressionar as pessoas com sua inteligência, intelecto ou outro talento. Infelizmente, essas soluções são apenas temporárias para seus sentimentos de inferioridade, os quais devem ser seu verdadeiro objetivo de mudança. Na pior das hipóteses, suas tentativas de superioridade servem apenas para alienar as outras pessoas e ocultar suas verdadeiras capacidades.
Embora a noção do seu “verdadeiro eu” seja simples demais, tente deixar de lado a superioridade. Seja tão autêntico quanto puder e perceba como as pessoas respondem a isso.

Trecho do Livro: Terapia Cognitivo-Comportamental para Leigos


Nenhum comentário :

Postar um comentário