Efeito da Técnica de Libertação Emocional (EFT) em professor com
Burnout
Resumo:
Ensinar é uma
profissão estressante. Muitas vezes,
os professores experimentam burnout e tornam-se emocionalmente e fisicamente comprometidos. O nível de desgaste entre os
professores no campo da educação tem, inclusive, um impacto negativo sobre a
retenção, recrutamento e desempenho do aluno. O
objetivo deste estudo foi examinar a eficácia das técnicas de libertação
emocional (EFT) sobre os sintomas do burnout em professores. Um estudo de quatro semanas,
quantitativo, experimental pré-teste pós-teste com grupo controle comparou os
níveis de burnout de uma amostra de conveniência de 126 professores. O grupo de tratamento utilizou EFT,
enquanto um grupo controle usou placebo praticado no antebraço. Os
participantes foram avaliados utilizando os três componentes do Maslach Burnout
Inventory (MBI): exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal. As diferenças entre os grupos foram
determinadas utilizando um ensaio "t" 1 para cada um dos 3
componentes do MBI. A EFT diminuiu
significativamente todos os 3 componentes do burnout. EFT é barato, fácil de administrar e
pode ser adicionado a programas de tutoria e retenção de professores para melhorar
a resiliência do profissional. O
impacto positivo sobre professores cujo nível de burnout afetava negativamente
o ambiente educacional vai ajudar a nutrir e manter seus ativos valiosos para a
aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Professor,
Burnout, psicoterapia, gestão do estresse, eficácia do programa, EFT
Reynolds, AE. Effect of
Emotional Freedom Techniques (EFT) on teacher burnout. Energy Psychology:
Theory, Research, and Treatment (in press), 2010. Disponível em: http://www.eftuniverse.com/research-and-studies/effect-of-emotional-freedom-techniques-eft-on-teacher-burnout. Acesso em: 28 de agosto de 2015.
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