terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aceitação de suas emoções

As pessoas frequentemente acreditam que emoções devem ser controladas ou interrompidas. Elas podem aprender desde cedo que são capazes disso e que deveriam controlar pensamentos e sentimentos negativos. As pessoas ouvem declarações do tipo ´pare de se preocupar´ ou ´deixe isso para trás´. Além do mais, você indivíduos controlando seus sentimentos em diversas ocasiões, como em funerais ou em situações de crise, e você pode acabar acreditando que as pessoas devem sempre tentar controlar suas emoções.
Ao se levar em consideração que você provavelmente passou por dificuldades com emoções, como ansiedade ou tristeza, em sua vida, os esforços para bloquear esses sentimentos são bastante compreensíveis. Contudo, embora o autocontrole possa funcionar em muitas áreas de sua vida, há situações envolvendo emoções nas quais isso pode ser difícil ou mesmo impossível. Lutar contra emoções relativamente naturais pode, na realidade, intensificar e prolongar sua aflição, em vez de melhorar a situação.
Então, estou sugerindo que você simplesmente desista de mudar suas experiências emocionais? Não, o que estou sugerindo é que há uma alternativa à luta contra suas emoções, que é chamada de aceitação. Aceitar suas emoções significa que você está disposto a vivenciá-las plenamente e que você não tenta controlar ou mudar suas emoções de qualquer forma.

Com a EFT, é possível criar este cenário de aceitação de forma mais tranquila e menos dolorosa. Experimente!

Baseado no texto de Stefan Hofmann

Nenhum comentário :

Postar um comentário