segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O controle do estresse

Estudos têm demonstrado que aprender a lidar com o estresse proporciona mudanças positivas no comportamento resultando em bem-estar mental e físico de qualquer pessoa.
Então, o que fazer?

Primeiro, identifique o que lhe causa estresse em sua vida e a maneira como o afetam. Elimine pensamentos como “eu não tenho tempo para praticar esse controle”, ou, “sou uma pessoa nervosa e nada posso fazer a respeito”, e substitua-os por “se eu aprender a controlá-los serei mais feliz, saudável e produtivo”.
Para essa etapa você pode fazer EFT para identificar os estressores, depois para eliminar os pensamentos disfuncionais e também para substituí-los por outros mais saudáveis.

Segundo, seja disciplinado e confie na sua habilidade de mudar. Comece com os mais simples, imaginando sua superação.
Alegre-se com os primeiros resultados positivos e recomece a partir daí.
Neste caso, a EFT pode te ajudar no campo da imaginação. Bata nos pontos enquanto se imagina superando seus obstáculos e dificuldades. Imagine sua vida sem estes problemas.
Se surgir algum desconforto, faça EFT também para ele.

Terceiro, desenvolva um plano de ação. Use o relaxamento muscular e mental como métodos coadjuvantes. Após estar executando estes exercícios, proponha-se resolver os causadores de estresse já identificados. Pare e pense sobre uma situação que tenha experimentado e imagine suas respostas habituais. Agora substitua estas respostas com mais positividade e produtividade.
A EFT pode te ajudar a relembrar e reviver eventos estressores. Bata nos pontos pensando em cada situação, dê um título para essa lembrança e repita esse nome em cada ponto da EFT.

Quarto, reavalie o plano de ação e certifique-se que os resultados obtidos são realmente consistentes e realísticos, caso contrário, elabore novo programa.

Quinto, mantenha seus planos e faça revisões visando manter os resultados sempre positivos e incorpore em caráter definitivo os benefícios obtidos.

Experimente! E caso tenha alguma dúvida em como incorporar a EFT nestes passos, entre em contato que terei um grande prazer em lhe ajudar.

Um abraço,

Janaina de Abreu Gaspar


Nenhum comentário :

Postar um comentário